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6 Dicas para começar a vender em Markeplaces


 Você sabe o que é marketplace? 

A definição de marketplace está ligada à ideia de vender em conjunto. Assim, o marketplace corresponde às plataformas virtuais onde múltiplas lojas podem anunciar e vender seus produtos. 

Pensando nisso, elaboramos esse artigo completo mostrando como funciona um marketplace e como vender nesse meio. Venha conosco!

Por que começar a vender em marketplace?

Antes de sabermos porque vender em um marketplace, devemos conhecer o seu conceito.

Basicamente, o marketplace viabiliza o comércio eletrônico através de um grande shopping online, onde o usuário tem acesso a produtos oriundos de diferentes lojas. 

Se você ainda não sabe qual a diferença entre e-commerce e marketplace, essa é a principal distinção.

No e-commerce, o consumidor acessa o site daquela loja em que está interessado e, caso adquira o produto, o mesmo será enviado para o seu endereço.

No marketplace, encontramos uma grande variedade de lojas anunciando e vendendo no mesmo domínio. Por exemplo, você já ouviu falar na Amazon marketplace?

Se já comprou algum produto por essa plataforma, já percebeu que os produtos advêm de lojas diversas. 

Nacional e internacionalmente, o marketplace engloba lojas de todo o mundo. 

Justamente por isso, você terá a possibilidade de impulsionar os seus negócios, aumentando suas vendas e reduzindo os gastos com o marketing do negócio. 


O que é preciso para vender no marketplace?

Agora que vimos o que são marketplaces e qual a diferença entre e-commerce e marketplace, entenderemos como vender no marketplace. 

Inicialmente, o primeiro cuidado é com a documentação. Para vender nas plataformas de marketplaces, você precisará fazer o cadastro da sua loja nesses sites. 

Com este viés, precisará reunir toda a documentação exigida. De modo geral, a sua empresa precisa possuir um CNPJ ativo, além de certificado digital e fazer a emissão de notas fiscais. 


Além disso, entre os documentos mais requisitados temos:

Comprovante de CNPJ;

Contrato social atualizado;

Declaração do regime de tributação. 

É muito importante que prepare toda a documentação, para então fazer o cadastro na plataforma. 

Você ainda pode estar pensando: “mas para que tanta documentação?”.

Bom, essa é justamente uma das vantagens do marketplace. Essas plataformas apenas aceitam empresas sérias e responsáveis, que sejam devidamente formalizadas. 

Ainda, não é uma obrigatoriedade que sua empresa tenha um e-commerce.


6 dicas para começar a vender no marketplace

1 – Escolha um marketplace 

A partir desse tópico, você começará a ver nossas dicas de como vender rápido no marketplace. 


Além da documentação, antes de efetivamente cadastrar sua loja na plataforma, precisará escolher o tipo de marketplace que deseja trabalhar. 


Veja os principais tipos de marketplace:


B2B – empresas vendendo para empresas;

C2C – consumidores vendendo para consumidores, por exemplo, OLX e Mercado Livre;

B2C – empresas vendendo para consumidores.

Após definir o tipo de marketplace, defina em qual plataforma seu negócio irá atuar:


Amazon marketplace;

Magalu marketplace;

Facebook marketplace (sim, o Facebook possui uma ferramenta de marketplace);

B2W marketplace.

É fundamental que você pesquise sobre os requisitos exigidos para atuar nessas plataformas, assim como o valor da comissão a ser pago para as empresas.


Essas plataformas, em sua maioria, funcionam por intermédio de comissões. A cada produto que sua loja vende, parte do valor é destinado à plataforma. 


2 – Faça uma boa escolha de produtos

A segunda dica de como vender rápido no marketplace é a escolha dos produtos. 


Logo que concluir seu cadastro na plataforma, poderá cadastrar seus produtos. Basicamente, a plataforma lhe enviará todos os dados para acessar a área administrativa daquele sistema. 


Vale destacar que o acesso ao sistema de cadastro da sua loja é EXCLUSIVAMENTE SEU. Ou seja, outras lojas da plataforma não podem acessá-lo ou obter informações de funcionamento.


Você verá que para cadastrar os produtos precisará incluir imagens, colocar um título, fazer sua descrição e apontar as dimensões. Ainda, é fundamental que trabalhe nos preços e em sua política de frete. 


Principalmente, invista bastante tempo na imagem de seu produto. No mundo digital e, em especial, no comércio eletrônico, a aparência é tudo. 


Como o consumidor não pode ver pessoalmente aquele objeto, será muito influenciado pela forma como ele aparenta ser na foto.


3 – Invista na reputação da sua marca

Nos marketplaces, construir boas avaliações NÃO É OPCIONAL. 


Talvez você já tenha ouvido falar que uma das principais desvantagens do marketplace é a alta concorrência. De certo modo, isso é verdade!


Afinal, concorrerá com diversas outras lojas, muitas delas vendendo produtos semelhantes ou iguais aos seus. Para se destacar, algumas medidas precisam ser adotadas. 


Uma delas é, justamente, construir uma reputação positiva. Mas, como fazer isso?


Primeiramente, dedique total atenção às primeiras vendas. Para o seu negócio decolar, ter más indicações logo no início poderá ser um problema seríssimo. 


Uma boa reputação é construída a base de dois elementos: imagem e experiência. Não adianta transmitir uma belíssima imagem da empresa e permitir que o cliente tenha uma experiência frustrante. 


Ao manter boa reputação, a plataforma dará prioridade para os produtos do seu negócio e, futuramente, fazer anúncios com os próprios produtos da sua loja. 


4 – Categorize os produtos

Essa dica é muito importante, mas que a maioria dos lojistas não dá a devida atenção.


Fazer uma boa categorização dos produtos é uma das melhores estratégias para aumentar suas vendas e atingir públicos mais diversificados. 


Quando um consumidor acessa uma plataforma de marketplace, como, por exemplo, a Magalu marketplace, é bastante comum que ele utilize os filtros e categorias para procurar produtos. 


Se você fizer a categorização de forma mal feita, ou pior, não categorizar os produtos, os consumidores do seu nicho não acessarão esses produtos. 


Dessa forma, é fundamental que, ao utilizar determinado filtro, o cliente possa entrar em contato com o produto ofertado por sua empresa.


Em resumo, categorias são divisões segmentadas que ocorrem em determinado nicho. Por exemplo, no nicho de esportes encontramos categorias como tênis, chuteiras, calções, marcas esportivas, etc. 


5 – Invista em marketing digital

Há um engano muito grande sobre a divulgação de empresas que trabalham em marketplace, com a falsa ideia que não precisam mais investir em marketing digital. Isso é um imenso equívoco!


De fato, ao começar a vender no marketplace as próprias plataformas investirão pesado na publicidade, especialmente em anúncios nas redes sociais. 


Entretanto, para quem realmente deseja impulsionar os negócios, é muito importante também investir em marketing, mesmo que com menor intensidade. 


O marketing de conteúdo e o engajamento com o público devem estar presentes no negócio.


Assim, os clientes terão mais confiança em sua marca e não verão sua loja apenas como uma opção para comprar uma camiseta mais barata.


Com sua audiência, pode adicionar o link de acesso à plataforma nas redes sociais da sua loja. 


Dessa maneira, aquele consumidor interessado poderá clicar e ir diretamente para o marketplace, sem a necessidade de anunciar produtos o tempo todo nas mídias sociais.


6 – Tenha um bom planejamento

Essa dica pode parecer clichê para muitas pessoas. Mas, não é!


Na verdade, são poucos os lojistas que possuem um bom planejamento e, principalmente, se esforçam para segui-lo à risca. 


Mesmo com bom planejamento, imprevistos podem ocorrer. Ter um planejamento garante que, mesmo que haja situações ruins, a empresa consiga superar os problemas e honre seus compromissos.


Por isso, não se esqueça de planejar todas as etapas, desde a escolha da plataforma, produtos anunciados até possíveis inconvenientes.


Além disso, preste bastante atenção em questões técnicas como fornecedores, fabricação dos produtos e entrega, pois são as que mais costumam atrasar o processo de vendas do negócio.


Como impulsionar as vendas em marketplace?

Uma excelente forma de aumentar as vendas é trabalhar com menores preços. Por isso, sempre que possível, crie boas promoções. Há muitas datas que permitem criar promoções nos marketplaces. 


Se não está em algum desses períodos, combine as promoções ao marketing digital. 


Divulgue sua promoção, anuncie em diversos canais e engaje bastante com o público. Oferecer frete grátis, por exemplo, é um ótimo meio de fazer promoção. 


Além disso, um serviço de atendimento ao cliente diferenciado é de suma importância. Responder os clientes educadamente, ser prestativo e ter agilidade é a maneira mais prática de fidelizar clientes.


Independente da plataforma, é importante que o atendimento ofertado seja de excelência. 


Por último, otimize a sua produção de conteúdo. Elabore títulos criativos e faça excelentes descrições dos seus produtos, com boas especificações e fotos de qualidade. 


Conclusão

Neste artigo, conhecemos mais sobre o marketplace e como impulsionar as vendas.


Como dito anteriormente, um bom planejamento aliado aos investimentos em marketing são excelentes maneiras de manter bons resultados no marketplace. 


Gostou de conhecer o marketplace e como ele funciona? Ficou alguma dúvida? Caso tenha ficado, entre em contato conosco para esclarecermos! 

Aproveite e venha conhecer nossos cursos que irá te ajudar muito com este processo.

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